ATIVIDADES E EVENTOS


Museu do Parque Bento realiza participa da 7° Primavera dos Museus com:




Museu do Parque Bento realiza a exposição: Famílias e Memórias, participando da 11° semana de Museus,realizada pelo IBRAM.
Abertura dia 16/06/2013  até tempo indertemidado.
A exposição consiste em chamar as famílias e escolas de toda a região para pesquisarem em seus núcleos familiares, objetos que sejam representativos para a existência daquela família. 

Seja o primeiro pano de prato comprado pela família ou um objeto da família que seja de extrema importância.

O Objetivo da Exposição e fazer com que as gerações das famílias se comuniquem e resgatem sua história.Porque todos temos histórias e elas merecem ser contadas.

Se você quer que sua história seja contada no parque, venha conosco nessa confraternização mostrando sua história e seu objeto.

A socialização ocorrerá no Museu do Parque Bento dia 17/06 as 15:00, traga seu mate e venha compartilhar a história das famílias.

Socialização da Abertura da Exposição que está mobilizando as Famílias para resgatarem suas memórias e suas histórias. 

Museu do Parque Bento promove a exposição: Da Estância a Cristal, um olhar sob duas faces.
Abertura dia 24/04/2013 17:00 até o dia 16/06/2013
Em comemoração aos 25 anos de emancipação do Município de Cristal a Secretaria de Estado da Cultura e o Museu do Parque Histórico General Bento Gonçalves apresentam esta exposição.

Na qual se pretende contar a história do município através dos pilares que norteiam do tão jovem e rico município de Cristal que desde seu nascimento, na chegada do Capitão Joaquim Gonçalves da Silva, pai do nosso General Bento Gonçalves e sua Estância de Cristal.. Viajando até o fundador da Cidade , o Senhor Egídio Alfredo Schlabitz que povoou esse pedaço de terra... Chegando até os dias atuais.

A exposição busca contar a história desta jovem e bem localizada cidade, marcada por fatos históricos , enriquecida por um solo fértil, regada pelas águas doces do Rio Camaquã.

Venha conferir essa narrativa e contribua com SUA história.

Parque Histórico General Bento Gonçalves comemora o dia internacional dos museus!
Nesta quarta feira, dia 18 de maio, o PHGBG, recebeu 339 alunos e professores das redes, estadual e municipal de educação do município de Cristal RS.
O trabalho foi dividido em seis apresentações, durante manhã e trade.
O tema trabalhado foi “MUSEU! ONTEM, HOJE E SEMPRE”,
 A palestra foi apresentada pelo diretor, Pedro Alexandre, que abordou a importância e o papel dos museus no processo escolarização e transformação da sociedade.
  Foi apresentado quais são os primeiros museus do Brasil, do estado e a história do museu do PHGBG.
 Foi abordado também, museu virtual, avanços tecnológicos, como internet, que facilitam o acesso a museus mais distantes da nossa realidade, e  a oportunidade de formação em museologia.
  O museu recebeu também recebeu visitantes, que não fazem parte do grupo escolar.    
  O Parque Histórico General Bento Gonçalves, é uma instituição vinculada, a secretaria estadual de cultura.
Fotos do evento aqui abaixo.





Parque Bento Gonçalves promove atividade especial no Dia Internacional dos Museus
13/05/2011 17:43

O Parque histórico General Bento Gonçalves, uma das instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, promove na quarta-feira, dia 18 de maio, atividades especiais para comemorar o Dia Internacional dos Museus.

Durante todo o dia, os integrantes do museu estarão recepcionando excursões escolares das redes estaduais e municipais da região centro-sul do estado. O evento, que estará aberto a todos os visitantes, das 9h às 17h, conta com a proposta temática Museu Ontem Hoje e Sempre. As apresentações terão o tempo de duração de 40 minutos.

O Parque histórico General Bento Gonçalves fica localizado na Br 116 Sul Km 423, cidade de Cristal – RS.