sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Diretor pedro Alexandre participa encontro para a fundação do comite gaúcho do escudo azul em Pelotas.


Numa iniciativa das Professoras Andréa Bachettini e Silvana Bojanoski do Curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas, iniciou-se o processo de implantação do comitê regional no Brasil do Escudo Azul, nessa quinta-feira (04) no Auditório Dom Antônio Zattera da UFPEL, em Pelotas.
O Escudo Azul é um orgão criado em diversos países e que reúne profissionais de diferentes áreas, governos locais e nacionais, serviços de emergências e forças armadas, integrando-os em ações conjuntas na salvaguarda e na conscientização da herança cultura, em zonas de risco e sobre ações preventivas em casos de emergência.
A Secretaria de Estado da Cultura esteve presente no evento com uma comitiva formada pelo diretor do Museu Julio de Castilhos, Joel Santana, o diretor do Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa, Augusto Bier, o diretor do Parque Histórico General Bento Gonçalves, Pedro Alexandre e representando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, Roberto Sawitzki. O grupo participou das atividades e  interagiu com diversas autoridades e profissionais que atuam no campo do patrimônio histórico.
O ICBS (International Commitee of the Blue Shield) é uma organização vinculada a UNESCO,  sua sede está localizada em Paris no International Council of Archives e têm  três atribuições básicas: a prevenção do sinistro, as medidas de urgência durante a catastrófe e a organização de equipes de reconstrução após os sinistros. O Escudo Azul se equivale ao trabalho que a Cruz Vermelha executa, um voltado a saúde e outro voltado a preservação do patrimônio. Os estados da Bahia, São Paulo e Minas Gerais já criaram seus comitês regionais.
A programação do evento contou com conferências do consultor da UNESCO e representante do Comitê Francês do Escudo Azul, Antonio Mirabile; da representante do Comitê Brasileiro e do Comitê Paulista do Escudo Azul, Gina Machado; e da representante do Comitê Mineiro do Escudo Azul, Jussara Vitoria. Também está programada uma reunião de trabalho com os representantes das instituições que formarão o Comitê Regional Gaúcho do Escudo Azul. Paralelamente serão exibidos filmes e documentários sobre resgates de acervos e patrimônios culturais.
Após as atividades, foram definidos uma coordenação estadual para o Comitê seguindo os padrões adotados pelos demais comitês brasileiros do escudo azul compondo um colegiado de três coordenadores e dois secretários. A Secretaria de Estado da Cultura ficou com uma das cadeiras da coordenação, com a escolha do diretor do Museu Júlio de Castilhos, Joel Santana. A coordenação do comitê  Gaúcho do Escudo Azul ficou assim definida:
 Coordenadores: Andréa Bachettini – Curso de Conservação e Restauro da UFPEL (Pelotas)
                                  Silvana Bojanoski – Curso de Conservação e Restauro da UFPEL (Pelotas)
                                 Joel Santana – Diretor do Museu Julio de Castilhos (POA)
Secretários: Karine Dias Sehn – Movimento Moinhos Vive (POA)   
                          Maria Lucia Souto – Arquivo Público do Estado do RS (POA)
A sede do Comitê Gaúcho do Escudo Azul será a cidade de Pelotas, vinculado a UFPEL.

Texto: Asscom Sedac
Fotos; Marcelo da Silveira
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário