sábado, 6 de agosto de 2011

Assembleia homenageia jornalista açoriano com medalha da 53ª Legislatura

A Assembléia Legislativa do Estado e a Câmara de Vereadores de Porto Alegre fazem homenagem ao jornalista açoriano Carlos Tomé. Nessa segunda-feira, às 18h, no salão Júlio de Castilhos, o presidente da Assembléia entra a Medalha da 53ª  Legislatura e nesta terça-feira (02), às 14h, no plenário da Cãrama, recebe o título de Cidadão Porto-alegrense na Câmara de Vereadores, proposto pela  vereadora Sofia Cavedon.
O jornalista se encanta com a história do Rio Grande do Sul, e especialmente da capital, por este motivo Carlos Tomé, propôs à Câmara Municipal de Ponta Delgada a atribuição do nome Cidade de Porto Alegre a uma rua da capital açoriana, o que se concretizou em Novembro de 2003.
O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, aplaude a decisão dos legislativos estadual e municipal como amigo do jornalista e admirador de seu trabalho. “Carlos Tomé é um talentoso escritor, autor de crônicas e de uma novela de alta qualidade literária. Como jornalista, todo o seu trabalho tem sido voltado sobretudo, para realçar a dignidade humana. É, também, um amigo, um irmão muito querido; está no mundo para torná-lo melhor.”, disse o secretário
Atual assessor de comunicação do Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos Tomé, atuou na  Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e no Diário dos Açores. Ganhou a primeira edição do Prêmio Açores com A Geração Esquecida, uma grande reportagem sobre a importância dos açorianos no povoamento do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, tornando-se, desde essa data, admirador confesso da história, do povo e da cultura do estado. Esta foi a primeira reportagem da televisão portuguesa sobre o Rio Grande do Sul.
Organizou, em 2006, a estréia nacional, em Portugal, do filme Diário de um novo mundo, de Paulo Nascimento, adaptação ao cinema de Um quarto de légua em quadro, que retrata o povoamento açoriano no Rio Grande do Sul.
Ex-dirigente do Sindicato Nacional dos Jornalistas portugueses, Carlos Tomé, também é romancista e contista. Publicou, em 2002, A Noite dos Prodígios e outras histórias [contos, editora Salamandra, Lisboa] e, em 2007, Morreremos Amanhã [romance, editora Artes e Letras, Ponta Delgada] Participou, em 2007, na antologia Contos de Algibeira [contos, editora Casa Verde, Porto Alegre, Brasil]
 O diretor do Parque Histórico General Bento Gonçalves, esteve prestigiando a solenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário