domingo, 20 de novembro de 2011

Dia 20 de novembro dia da consciência negra.

Dia 20 de novembro é dia de ZUMBI e da  CONSCIÊNCIA NEGRA.
 Escravidão no Brasil
Teve inicio na primeira metade do século 16. Seqüestrados e trazidos da África, os escravos eram tratados da pior forma possível.
 Quanto à resistência.
Escravos que conseguiram fugir fundaram quilombos, em áreas de difícil acesso. O maior e mais famoso de todos o dos palmares- na Serra da barriga, região situado onde hoje é Alagoas.
 Zumbi.
 O líder nasceu em Palmares, livre em 1655, mas foi capturado e entregue  a um missionário português quando tinha seis anos de idade. Escapou em 1670 e retornou para Palmares. Tornou-se líder daquele quilombo.
Em 06 de fevereiro de 1694, Palmares foi  destruído. Ferido Zumbí conseguiu escapar vivo. Porem, no ano de 1695, foi morto no dia 20 de novembro. sua cabeça foi cortada e exposta em praça publica, na cidade de Recife- PE.
 Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel  assinou a lei áurea, que aboliu a escravidão no Brasil- depois de três séculos de exploração da mão de obra escrava.
 neste domingo dia 20 de novembro, o museu do PHGBG, trabalhou com tema da escravidão, com peças do  acervo  que permanecerá em exposição destaque até o fim do mes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário