domingo, 18 de novembro de 2012


Parque Histórico General Bento Gonçalves diante das câmeras da produção do filme.
"Fragmentos de Uma Paixão" que raio de História.
Filme documentário que será exibido em 2013 a nível nacional.

Trata-se de um filme documentário sobre rai

os que está sendo produzido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
" Fragmentos de Paixão"
é um projeto sem fins lucrativos que irá retratar os raios na história do Brasil, abordando ciência e cultura com estreia prevista para o primeiro semestre de 2013 na rede de cinemas CINEMARK.
O projeto do documentário tem finalidade educativa e de difusão da ciência e do conhecimento na proteção contra raios, visando reduzir as mortes no Brasil, que hoje atinge a média de 130 mortes por ano.
Nessa parceria com o CINEMARK o filme será exibido em sessões especiais como o "Projeto escola", em que por um valor reduzido e subsidiado
alunos do ensino fundamental e médio assistem a filmes brasileiros e estrangeiros, e os professores participam de uma sessão especial para
conhecer o filme exibido e ganham uma cartilha com exercícios para serem realizados.
As gravações serão realizadas neste domingo dia 18 de novembro na parte da manhã no Parque Bento, com uma equipe de 8pessoas, imagens do local para contextualizar passagens no roteiro sobre o general Bento Gonçalves, e relata sobre os raios nos.
Pampas.

As filmagens foram realizadas neste domingo dia 18 de novembro de 2012.

O tempo!
Não se sabe onde a rua do tempo termina. Sabe-se que ela atravessa o Brasil. Neste filme “fragmentos de uma paixão” ela irá nos levar a diversas cidades e Estados no presente, passado e futuro, revelando personagens que lutam para deixar sua marca, enquanto os raios permanecem austeros e imortais, unindo, fragmentando e tecendo o que chamamos de civilização.

Sinopse!
Crenças, fatos marcantes e curiosidades, muitos deles desconhecidos da maior parte das pessoas, são descritos e contrastados com as descobertas cientificas atuais: os raios nas travessias oceânicas, na corte, nas guerras, nas revoluções, no setor elétrico, na aviação, na indústria, nas telecomunicações e na ciência.
A pedra do raio, as lendas do pirarucu e do guaraná, os santos protetores, as mortes trágicas, os raios no futuro e muito mais são descritos em uma narrativa apaixonantes que terá vários fragmentos da História inclusive do General Bento Gonçalves da Silva e do Rio Camaquã.
Texo; Pedro Alexandre.

Um comentário: