terça-feira, 13 de agosto de 2013

COMUNICADO OFICIAL DA DIREÇÃO EM POSICIONAMENTO SOBRE OS ANIMAIS EMPALHADOS DO MUSEU DO PARQUE HISTÓRICO GENERAL BENTO GONÇALVES

O Parque Histórico General Bento Gonçalves divulga uma série de mudanças que estão ocorrendo na sua atual gestão.
O Museu do PHGBG neste ano completa trinta e sete anos de existência, quatro após a fundação do PHGBG. Durante todo este tempo não houve uma definição documentada sob a missão desta instituição, diante disto houveram diversas ações isoladas com a intenção de solucionar as necessidades do Museu e do Parque. Algumas destas ações acabaram distorcendo toda historicidade da Estância do Cristal. Em um dado momento, diante da falta de objetos materiais relacionados à história do General Bento Gonçalves, a instituição sofre uma alteração em seu sentido principal.
Em uma das gestões anteriores, o museu adquire uma coleção diversificada de animais empalhados, muito destes não são típicos da fauna desta região (Como por exemplo, uma espécie de Tubarão e vértebras de baleia). Por ser um acervo exótico causou curiosidade, chamando a atenção dos moradores da região, tirando o foco da historicidade latente da Estância que abrigou o Líder da revolução Farroupilha por alguns anos da sua vida. Este fato resultou no esquecimento e a Falta ou busca por acervos que ajudassem a contar da trajetória do General na Região.
Em 2011, a atual gestão inicia um resgate da historicidade original da Estância de Cristal, para que isso seja possível foi preciso dar outra finalidade ao acervo de animais empalhados, este que está sendo cedido para o Memorial da Brigada Ambiental em Porto Alegre, que possui um projeto para acondicionamento, exploração e tratamento deste acervo.
Em conjunto com esta ação, a atual gestão atualmente está elaborando um Projeto de definição da Missão do Museu do PHGBG, para retomada da essência deste local histórico. Além da reorganização das exposições de longa duração, realização de diversas exposições de curta duração, com o intuito de atrair um novo público para o Museu. A realização da Campanha de arrecadação de objetos relativos à história da Estância de Cristal e Bento Gonçalves. Todas as ações citadas fazem parte de um pagamento referente a uma dívida histórica com a historicidade da região, silenciada e deixada a par por grande parte da trajetória deste Museu.
Por meio desta reflexão a direção do Museu do Parque Histórico General Bento Gonçalves justifica publicamente a retirada os animais empalhados do Museu e pede a participação da população neste processo tão intenso de retomada de sua essência, a História do General Bento Gonçalves na região da Costa Doce.

A direção;

Um comentário:

  1. eu concordo plenamente com a retirada dos animais empalhados pois não é um museu de história natural é um museu de história gaucha e de heróis da revolução farroupilha ,o tema deveria ser Bento Gonçalves e seu feitos na revolução farroupilha ,com espaços destintos com fotos, manequins mostrando com foi o acontecimento pinturas de fundo e uma decoração bem rustica pois a beleza gaucha esta na simplicidade

    ResponderExcluir